Por Ricardo Veras
Que venha o mata-mataA vitória por 2 a 1 sobre o Água Santa, neste 12 de julho de 2025, carimbou o passaporte da Lusa para a próxima fase da Série D.

Ainda restam duas rodadas, e a Portuguesa precisa vencer ambas para manter a liderança do grupo e garantir a vantagem de decidir em casa no mata-mata.Das 64 equipes que iniciaram a competição, 32 avançam. Para conquistar o acesso à Série C de 2026, a Lusa precisa superar três adversários em jogos eliminatórios: oitavas, quartas e semifinais.



Chegar à final não é necessário — basta estar entre os quatro semifinalistas.No jogo, a equipe teve boa postura desde o início e contou com um gol logo nos primeiros minutos, que deu tranquilidade para controlar o primeiro tempo. Mas, perto do intervalo, o Água Santa empatou em bola parada, o que deixou o segundo tempo mais tenso.


A Lusa voltou a comandar o jogo, com dificuldades para furar a defesa adversária, até que, em um cruzamento milimetricamente calculado — digno de equações matemáticas —, saiu o cabeceio certeiro que garantiu a vitória e a classificação.Ficou só o gosto amargo de ver arquibancadas menos cheias do que o merecido. Para uma torcida tão sofrida, celebrar essa conquista antecipada no estádio teria sido ainda mais marcante.