Por Arthur Dafs

Botafogo e Flamengo se despedem da Copa de Mundo de Clubes. Ambos os times jogaram bem a primeira fase, o Botafogo com um feito histórico sobre o PSG com uma vitória inédita e surpreendente. Já o Flamengo venceu bem o Chelsea por 3×1, com um futebol encantador no jogo contra os ingleses.
Nas oitavas, outro campeonato, e também outros times em campo, falo de Botafogo e Flamengo. Sobre o último campeão brasileiro faltou o Botafogo de 2024, mais consistente e agressivo taticamente em campo, o que favoreceu o Palmeiras que buscou mais o gol durante boa parte do jogo e na primeira parte da prorrogação. Já o Flamengo jogou com mais efetividade contra o Bayer, mas se viu diante do atual campeão alemão e ainda um time mais equilibrado e extremamente assertivo no campo de ataque, fato que mostrou isso foi a os dois gols em menos de 20 minutos do time alemão.
Nas oitavas, Flamengo perdeu por 4×2 e o Botafogo com um gol do adversário na prorrogação.

Opinião de Arthur Dafs
Ambos os times jogaram bem o Mundial, principalmemte a primeira fase, Flamengo e Botafogo demonstraram porque são um dos times brasileiros inseridos na principal prateleira do futebol nacional. Ambos disputam Libertadres e buscam a liderança do Brasileirão. O Botafogo nos últimos anos subiu mais o seu sarrafo, principalmente pós chegada da SAF. E o Flamengo desde 2019 se mostrou um time extremamente competitivo nesta ocasião com Jorge Jesus.


E diante dessas forças no futebol carioca e brasileiro, Botafogo e Flamengo mostram nos últimos anos um modelo de competência um futebol em campo diferenciado e uma gestão da diretorias competentes. Mesmo no não avanço dos times no Mundial de clubes, ainda assim, ambos continuarão a serem times protagonistas nos torneios que disputarão no Brasil e na América do Sul.