Por Ricardo Veras
Teria como um resultado ser bom e ruim ao mesmo tempo? No caso da Lusa, sim. A Portuguesa entrou no campeonato Paulista primeiro para não cair, depois para garantir a série D de 2026, caso precise dela, pois se subir para série C este ano, isto fica descartado e por último, a Portuguesa entrou no campeonato para se classificar para a próxima fase. Décadas atrás, seria terrível, inimaginável aceitar as possibilidades descritas acima.

f: Ricardo Veras
Mas nesta trajetória de reconstrução, os membros do departamento de futebol falam claramente sobre isso e a torcida, na sua vasta maioria concorda e entende o subir degrau por degrau. Desta forma, chegar aos 10 pontos com o empate de ontem em Diadema frente ao Água Santa por 0 X 0 é muito bem vindo. Pois na luta contra o rebaixamento, a Lusa manteve a distância do próprio time de Diadema em quatro pontos, faltando três rodadas.

Olhando para classificação, fica apertado, pois temos o clássico contra o Corinthians, depois o jogo contra o São Bernardo, time que faz campanha consolidada e o último jogo que pode ser de vida ou morte em Bauru, caso a Lusa se complique e o Noroeste se reerga. Mas sejamos positivos e que este jogo não tenha todo este peso.Sobre o empate, a Lusa não se achou no primeiro tempo, dando muito espaço e o domínio ao adversário, o que não significou grandes lances de perigo, mas apreensão de roer as unhas. No segundo tempo a Lusa veio mais compacta trazendo maior equilíbrio.


As chances de gol efetivas foram poucas para ambos os lados.Ficou o gosto de bebida morna que ninguém gosta. A verdade é que nosso grupo é mais fraco, ninguém disparou. E não tem jogo fácil pra ninguém, ainda mais no padrão dos times que a Lusa observa como adversários diretos na tabela. Vencemos Internacional, Botafogo e empatamos com Velo Clube e Água Santa. No campeonato contra o rebaixamento, não temos do que reclamar. No campeonato para classificar, incógnitas, incógnitas, incógnitas…