Por Luiz Morelo!

No dia 02 de junho de 1991 em Montreal após 69 voltas Nelson Piquet pilotando uma Benetton Ford Cosworth venceu o 29º Grand Prix du Canada!
Neste Grande Prêmio o piloto Nigel Mansell abriu a última volta da corrida evitando qualquer tipo de incidente!
De quebra, o piloto britânico carregava uma vantagem arrasadora de 52 segundos para o 2º colocado, Nelson Piquet, se dando ao luxo de começar a acenar para a torcida ainda na curva 1 da volta 69!
Toda essa comemoração logo se transformaria em desastre!
Focado em cumprimentar os cabeças de gasolina que lotavam as arquibancadas do hairpin, Nigel Mansell deixou as rotações de seu motor Renault caírem muito, fazendo com que o carro apagasse a poucos metros de distância da sua primeira vitória no ano!
Tudo que o inglês podia fazer era assistir Nelson Piquet rasgar pela reta oposta e roubar uma vitória que estava nas mãos da Williams desde o início do final de semana!
Ao passar por Nigel Mansell, Nelson Piquet se mostrou incrédulo!
E sortudo, ele comentou: “Quando o vi, não pude acreditar! Foi muito bom, muito bom, foi muita sorte”.!
E ao comentar se lamentava pelo azar do ex-companheiro de equipe nos tempos de Williams, Nelson Piquet foi curto e grosso! “Não sinto pena de ninguém”!
Nelson Piquet vencia pela última vez uma corrida no Mundial de Fórmula 1, e também seria a última vitória dos pneus Pirelli até à temporada de 2011!

Nelson Piquet concluiu sua história na Fórmula 1 com três títulos mundiais, 23 vitórias, 24 poles, 23 voltas mais rápidas e 60 pódios em ciclo que durou entre 1978 e 1991!
O 29º Grande Prêmio do Canadá foi disputado no circuito de Montreal no dia 02 de junho, a corrida valeu pela temporada 1991 de Fórmula 1!
Os pilotos Nelson Piquet, Stefano Modena e Riccardo Patrese subiram ao pódio!
Foto: Reprodução/The Cahier Archive
