Esses projetistas e suas máquinas maravilhosas!

Por Luiz Morelo!
Na Fórmula 1 sempre apareceram grandes projetistas que são uma peça fundamental no esporte, tão relevante quanto o piloto!
Afinal, quando uma escuderia é bem sucedida, quem ganha os holofotes são os pilotos, já que são eles que estão ali na linha de frente e sobem ao pódio para receber os louros das vitórias!
Mas não existe campeão sem um carro razoavelmente bom, e tem aquelas pessoas que às vezes ficam esquecidas, mas são fundamentais para o sucesso dos pilotos: os projetistas!
Taí alguns nomes:

Rudolf Uhlenhaut

Rudolf Uhlenhaut, se tornou chefe de desenvolvimento de carros de competição cinco anos depois de chegar à Mercedes!
Ele foi Engenheiro Mecânico da Mercedes, responsável pelo projeto do Mercedes W196, carro revolucionário da Fórmula 1 com injeção direta não eletrônica, que correu com rodas cobertas no Grande Prêmio da França de 1954, e deu os campeonatos de 1954 e 1955 ao Juan Manuel Fangio!

John Barnard

John Barnard, foi ele quem introduziu a fibra de carbono na produção dos carros de Fórmula 1!
Em 1987 se transferiu para a Ferrari, projetou bons carros nesses anos que venceram 12 corridas de 1987 a 1990, sendo que em 1990 a equipe italiana disputou de igual para igual com a McLaren!
Em 1991 na Benetton, fez história ao lançar o carro com bico tubarão que seria referência para todos os carros da Fórmula 1 de 1995 em diante!
Hoje ele tem uma empresa de design automotivo!

Rory Byrne

Rory Byrne, que era avesso aos holofotes, mas foi o projetista principal de todos os carros campeões do Michael Schumacher!
Carros campeões: Benetton 1994 e 1995, Ferrari 1999 (campeã de construtores), 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004!
Rory Byrne é um motivador humano e técnico, contribuindo para o renascimento da Ferrari e sua presença sugere a possibilidade de surpresas emocionantes no design do novo SF-676!

Colin Chapman

Colin Chapman mudou a história da Fórmula 1, e poucos sabem mas ele, Colin Chapman, foi piloto da Fórmula 1 por apenas uma corrida no Grande Prêmio França de 1956!
A obsessão de Colin Chapman pela redução de peso (do carro, não dele) levou a Lotus ao sucesso nas décadas de 1960 e 1970!
Entre as inovações de Colin Chapman no esporte, destacam-se o “efeito solo” e até mesmo o patrocínio nos carros de corrida!
Sua equipe Lotus ganhou os títulos de 1963, 1965, 1968, 1970, 1972 e 1978 e venceu as 500 milhas de Indianápolis em 1965 com o genial Jim Clark!

Patrick Head

Patrick Head dedicou toda a sua carreira à Williams, liderando a engenharia do time por 27 anos!
Os nove títulos de construtores e sete de pilotos conquistados pela Williams na Fórmula 1 em toda a sua história tiveram não apenas a gerência de Sir Frank Williams, fundador do time, mas muito do cérebro do projetista Patrick Head, que compartilhou suas memórias da parceria de sucesso com o ex-dirigente!
Eles venceram logo na terceira temporada na Fórmula 1, em 1979, com Clay Regazzoni e conquistaram o título no campeonato seguinte, em 1980, com Alan Jones!
Os anos dourados do time duraram até 1997, data de seu último campeonato, com o canadense Jacques Villeneuve na primeira colocação!

Gordon Murray

Gordon Murray criou alguns dos carros mais radicais e bem sucedidos da história do esporte!
Foi o primeiro projetista a trazer a ideia da suspensão “pull rod” para a Fórmula 1 na Brabham de 1974 (com esse carro José Carlos Pace venceu o Grande Prêmio do Brasil de 1975), ele foi o projetista da “Brabham ventilador” de 1978 que ganhou uma corrida com Niki Lauda depois foi banida da Fórmula 1!
Gordon Murray passou pela McLaren e e auxiliou o projeto junto com Steve Nichols (projetista chefe) do McLaren MP 4/4, carro que ganhou 15 das 16 corridas de 1988 com Ayrton Senna e Alain Prost!
Gordon Murray deixou a Fórmula 1 em 1991, para se concentrar em carros de rua e superesportivos, o que faz até hoje!

Adrian Newey

Adrian Newey é o maior projetista da história da Fórmula 1!
Engenheiro aerodinâmico é chamado de “Mago” no meio da Fórmula 1, por saber usar a aerodinâmica dos carros adequando-os para cada tipo de regulamento!
Uma característica dos seus carros é gerar downforce, sem comprometer o arrasto aerodinâmico!
Ele é simplesmente o cara que desenhou algumas das maiores joias da engenharia automotiva, incluindo as imbatíveis Williams de Nigel Mansell e Alain Prost, a McLaren de Mika Hakkinen e mais recentemente os carros da Red Bull de Sebastian Vettel e de Max Verstappen!
Adrian Newey é formado em aerodinâmica e o primeiro emprego dele na Fórmula 1 foi como estagiário da equipe brasileira Fittipaldi, no início da década de 1980!
Adrian Newey projetou os March 85C e 86C, carros que foram campeões em 1985 com Al Unser Sr e 1986 com Bobby Rahal na Fórmula Indy!
Foto: Reprodução/Getty Images

Deixe um comentário