Morre Ted Toleman, primeiro chefe de Ayrton Senna na Fórmula 1!

Por Luiz Morelo!

Ted Toleman, fundador da equipe Toleman na Fórmula 1, morreu nesta quinta-feira, vítima de um ataque cardíaco, aos 86 anos!
O ex-dirigente vivia em uma casa de repouso nas Filipinas!
Fundador da escuderia Toleman, que ele comandou entre 1981 e 1985, deu a Ayrton Senna a oportunidade de estrear na Fórmula 1 em 1984!
“Estou muito triste ao saber que Ted Toleman faleceu! Ele deu muito à Fórmula 1 e seus sucessos e seu legado sempre farão parte de nossa história”, disse em comunicado Stefano Domenicali, CEO da empresa promotora do Mundial de Fórmula 1!
Após o sucesso nas categorias juniores, Toleman e sua equipe chegaram à Fórmula 1 no início dos anos 1980, pouco antes da parceria com Ayrton Senna!
A primeira corrida do piloto brasileiro pela equipe foi justamente no Brasil, no autódromo de Jacarepaguá, em 1984, entretanto, ele abandonou a corrida após oito voltas!
Apesar do começo difícil, Ayrton Senna e Toleman terminariam o ano na sétima colocação do Mundial, melhor resultado da equipe britânica!
A posição veio com três pódios conquistados por Ayrton Senna em Mônaco; corrida esta marcada pela atuação estelar do piloto brasileiro debaixo de chuva, e na Inglaterra e em Portugal!
Após cinco temporadas na Fórmula 1, e 26 pontos conquistados, a Toleman foi vendida para a Benetton, em 1985!
Entre os pilotos que passaram pela equipe estão Brian Henton, Derek Warwik, Bruno Giacomelli, Johnny Cecoto, Stefan Johansson, Pierluigi Martini e Piercarlo Ghinzani!
Na Benetton, Michael Schumacher conquistaria em 1994 e 1995 seus dois primeiros títulos mundiais!
Em 2002, a Renault assumiu o espólio do time, até passá-lo para a Lotus de 2012 a 2015 e retomá-lo em 2016!
No campeonato de 2021, a escuderia passou a se chamar Alpine!
Depois de deixar a Fórmula 1, Ted Toleman chegou a ter outras atividades como o cultivo de bananas na África do Sul, antes de se mudar para uma casa de repouso nas Filipinas!
Foto: Reprodução/The Cahier Archive 

Deixe um comentário