Qual o nível do futebol brasileiro?

Por Arthur Dafs

O nosso futebol atualmente se baseia em algumas referências, tais como: Champions League, Copa do Mundo e alguns outros torneios internacionais . Mas a pergunta inicialmente neste texto é: estamos no rumo certo ou ainda muito distante desses dois primeiros torneios citados neste parágrafo.

foto: Arthur Dafs

No futebol brasileiro observamos algumas situações infelizmente ainda presente em nosso futebol: ainda há em apenas um semestre da temporada variadas demissões e admissões de treinadores no futebol jogado no Brasil, esses avaliados pela cultura do resultado rápido e da busca pelo responsável imediato. E ainda outros fatores são facilmente também observados como a não presença de duas torcidas de times rivais em jogos clássicos como ocorre na cidade de São Paulo, ou seja, torcidas e vândalos juntos na arquibancada, como ocorreu em Santos, Curitiba, uma vítima fatal palmeirense e a violência presente no Rio de Janeiro na final da #Libertadores 2023.

foto: América-RN, campeão da Série D do Brasileirão 2022 — Chiarini Jr / Roma Comunicação e Marketing

Já os salários de jogadores profissionais da #CBF, será que todos os atletas das quatro divisões da CBF recebem salários milionários ou ao menos salários considerados dignos para um profissional padrão, e o fator acadêmico o que é exigido desses atletas? Além da discrepância da diferença salarial, são os constantes atrasos dos clubes considerados de elite, registro de atrasos em relação ao pagamento dos Direitos de Imagem são constantes, sobre esse fato: basta lembrarmos uma fala de um ex jogador profissional “Eles fingem que pagam, eu finjo que jogo”, registro feito há algumas décadas.

Ah, e sobre a profissionalização da arbitragem - pouco comentado. E a demora da equipe do #VAR sobre lances sensíveis dos jogos. Bem, sobre as apostas e empresas esportivas é uma “febre” em nosso futebol – inclusive com jogadores punidos pelo #STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta de provocar lances de expulsão.

Foto: Reprodução Real Madrid

Sobre a #CBF e seus vexames recentes, a Copa do Mundo dos 7×1 – parece que serviu de pouco aprendizado em 2014, a Seleção sub-23 eliminada das #Olimpíadas de Paris pós decisão com os argentinos, além das arenas mau aproveitas em todo o país e ainda os gramados sintéticos já extintos na maioria dos países europeus, mas ainda presente em nosso #futebol. E se mencionarmos o título Mundial da #Fifa, o penta campeonato foi o último conquistado em 2002. Diante desses breves fatos citados, fica o questionamento – o futebol brasileiro está evoluindo?

Deixe um comentário