Por Luiz Morelo!

Grande Prêmio da Suécia de 1977: faltando três voltas para o final, ninguém mais duvidava que Mario Andretti, pilotando uma Lotus, seria o vencedor!
Até Colin Chapman já se aproximava do local da bandeirada para jogar o boné preto para o alto!
Era a sua tradicional comemoração!
Mas no boxe da Lotus havia ar de preocupação; é que a cada volta, Mario Andretti fazia sinais com a mão esquerda apontando para a traseira do carro!
Pneus foram preparados e na volta 69, Mario Andretti entrou para o pit e berrou com os mecânicos!
Afinal seu problema era falta de gasolina, e não os pneus traseiros, que quase foram trocados!
O reabastecimento foi feito, Mario Andretti perdeu 45 segundos no pit, tempo suficiente para que Jacques Laffite ficasse tranquilo na liderança e recebesse a bandeira quadriculada em primeiro, enquanto que Mario Andretti terminava em sexto lugar!
O problema de Mario Andretti, no entanto acabou premiando o melhor piloto da corrida: Jacques Laffite!
Jacques Laffite, francês, na época com 33 anos de idade conquistou assim sua primeira vitória na Fórmula 1, e foi também a primeira para um carro que, de francês só não tinha o câmbio (Hewland, inglês) e os pneus (GoodYear)!
Jacques Laffite foi o melhor da corrida, com ultrapassagens sensacionais sobre Hans Stuck, Jochen Mass, Patrick Depailler e James Hunt, chegando a diminuir quase meio segundo por volta de Mario Andretti até que o piloto foi fazer um pit-stop!
Emerson Fittipaldi não teve sorte nessa corrida!
Nos treinos bateu violentamente com o F-5, que acabou destruído e não foi possível recuperá-lo para a corrida!
A solução foi usar o velho F-4 e acabou abandonando a corrida na volta 66, depois de fazer um pit stop para trocar os pneus dianteiros!

Nessa corrida, Jody Schekter, trinta voltas depois voltou a pé para os boxes e seu chefe de equipe, Peter Warr, só fez um comentário: “seu babaca!”
Clay Regazzoni que terminou em sétimo protestou contra a forma que o carro de Mario Andretti voltou a pista, sem respeitar o sinal vermelho na saída do boxe!
No entanto, os organizadores suecos resolveram manter a classificação de Mario Andretti, embora lhe aplicassem uma multa pelas irregularidades!
Este Grande Prêmio da Suécia foi disputado no Circuito de Andertorp no dia 19 de junho de 1977!
Foto: The Cahier Archive