Por Luiz Morelo!

Era apenas uma questão de tempo!
Havia uma intensa rivalidade e, às vezes, até um ódio profundo!
Afinal as sementes foram plantadas e adubadas naqueles dois anos que Ayrton Senna e Alain Prost estiveram juntos na McLaren, em 1988/89!
E então aconteceu aquele segundo acidente decisivo para o campeonato, em Suzuka, quando Alain Prost havia se transferido para a Ferrari!
O piloto francês conquistou seu quarto título mundial pela Willians em 1993, e Frank Williams já tinha contratado Ayrton Senna para a temporada de 1994!
Depois de disputar 198 GPs e conquistar 51 vitórias, Alain Prost decidiu se aposentar após essa que seria sua última corrida e, Ayrton Senna disputava seu último Grande Prêmio pela McLaren!
Para Ayrton Senna, como sempre, depois de seis anos na equipe, a emoção era mais profunda e se mostrava sensível sempre que amigos se aproximavam!
Estava na pole, tendo Prost a seu lado na primeira fila!
Mantendo o controle emocional, largou melhor que o professor, pilotou com total dedicação e na bandeirada final estava à nove segundos na frente!

Ayrton Senna dava a McLaren sua vitória de número 104, superando a Ferrari!
No pódio, pela 41ª e infelizmente pela última vez, Ayrton Senna recebia seu troféu da vitória na Fórmula 1, sendo aquele seu 80° e último pódio na Fórmula 1 e a última vez que ele pontuava em um Grande Prêmio, totalizando 610 pontos em 10 anos de Fórmula 1!
No concerto de encerramento da temporada, Tina Turner puxou Ayrton Senna para o palco e cantou “Simply the Best”, que ficou para sempre ligada à imagem de Ayrton Senna, por ser o melhor de todos os tempos!
E Tina Turner, super emocionada disse: I’m a fan, I’m a fan! I’m really really excited! Do you know who is he? Senna, right? The winner of grand prix, the best? Yes, the best!
“Sou sua fã! Sou sua fã! Estou super emocionada! Vocês sabem quem é ele? Senna, não é? O vencedor do grande prêmio. O melhor? Sim, o melhor!”
Era o final de uma era!
Todos perceberam isto!
O que ninguém sabia era é que esta seria a 41ª e última vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1!
Foto: The Cahier Archive