O inútil Cadillac vermelho e veloz…   

Por Luiz Morelo!

O Grande Prêmio da Espanha de 1981, disputado em Jarama além de ser a vitória mais importante de Gilles Villeneuve, também foi uma corrida muito tensa!
A Ferrari tinha um motor turbo muito potente, mas o chassi era muito ruim!
Apesar de tudo Gilles Villeneuve venceu em Mônaco, quebrando um jejum de dois anos sem vitórias da Ferrari e três semanas depois o circo já estava montado em Jarama para o Grande Prêmio da Espanha!
No dia da corrida a temperatura estava a 37 graus!
Jacques Laffite largou mal e Alan Jones e Carlos Reutmann tomam a dianteira, enquanto Gilles Villeneuve pulava para a terceira posição ainda na primeira curva, arrancando a asa dianteira de Alain Prost!
No final da primeira curva Gilles Villeneuve saiu do vácuo de Carlos Reutmann e assumiu a segunda posição, e na volta 14 Alan Jones que estava 10 segundos na frente rodou e Gilles Villeneuve assumiu a liderança trazendo em seu encalço John Watson, Jacques Laffite e Elio de Angelis!
Nas retas Gilles Villeneuve se livrava dos rivais por causa da potência do motor, mas nas curvas eles sempre se aproximavam, e na saída Jacques Laffite chegava a emparelhar, mas a Ferrari de Gilles sempre voltava a liderança!
E foi assim até a bandeirada final!
A diferença do primeiro ao quinto colocado era de apenas 01:24s!
Gilles Villeneuve pilotou e venceu de maneira sensacional e espetacular, emocionando até mesmo Enzo Ferrari que o comparou ao lendário Tazio Nuvolari!
E para desespero dos “tifosi” Gilles Villeneuve descreveu o chassi do 126K como “um inútil Cadillac vermelho e veloz…
Foi a última vitória de Gilles Villeneuve e a última de um piloto canadense na Fórmula 1, até a vitória de Jacques Villeneuve no Grande Prêmio da Europa de 1996 em Nürburgring, Alemanha!
Foto: Reprodução/The Cahier Archive

Deixe um comentário