Jovem demais para morrer!

Por Luiz Morelo!

Eu me lembro, eu me lembro muito bem!
Era o dia 10 de maio de 1998, GP do Brasil em Jacarepaguá no Rio de Janeiro, nesta corrida Greg Moore, era o primeiro e disputava com Alessandro Zanardi a liderança, até que com 25 voltas do final, ele deixou o italiano chupando o dedo e depois, ultrapassando de forma linda o alemão Arnd Mayer, que acabou sendo o seu escudo rumo a mais uma vitória!
Greg Moore fazia o estilo bom moço, mas no cockpit da Forsythe ninguém o segurava!
Depois de correr por duas temporadas 1993/94 na Indy Lights, finalmente ele conseguiu o título da categoria em 1995!
Em 1996, quando chegou na Fórmula Indy, estava com a moral em alta!
Sua bagagem: campeão da Indy Lights marcando 242 pontos (102 a mais que o segundo colocado), sete vezes largou na pole-position e ganhou 10 das 12 etapas disputadas – recorde de vitórias na categoria!
Greg Moore era arrojado até demais no início de sua carreira na Fórmula Indy!
Estava sempre envolvido em algum acidente!
E o mais sério aconteceu em 1996 nas 500 Milhas de Michigan, quando forçou uma ultrapassagem sobre Emerson Fittipaldi, tocou o Penske do piloto brasileiro, que foi de encontro ao muro do circuito oval!
Por pouco Emerson Fittipaldi não ficou paralitico, nunca mais voltou a correr e Greg Moore quase foi banido da Fórmula Indy!
Esse acidente mexeu com ele que acabou amadurecendo seu comportamento!
Em 1997 foi o sétimo colocado, ao vencer a etapa de Milwaukee aos 22 anos, 01 mês e 10 dias, tornando-se o mais jovem vencedor de provas na Fórmula Indy!
No começo do ano de 1999, Greg era um forte candidato ao título, afinal tinha garra, determinação e muita coragem!

Para terminar a temporada, só faltava uma corrida: as 500 Milhas de Fontana, tradicionalmente uma das mais animadas do calendário!
A corrida não foi das piores em termos de emoção, com o pole-position Scott Pruett quebrando motor logo cedo, Max Papis liderando quase metade da corrida e ainda perdendo para Adrian Fernández e o brasileiro Christian Fittipaldi fechando o pódio!
Na volta 9, o acidente fatal: Greg Moore perdeu o controle na saída da curva 2, e saiu rodando pelo gramado da parte interna, até encontrar um dos caminhões de apoio!
O carro da Forsythe começou a capotar até encontrar o muro de proteção e o impacto brutal aconteceu com o topo do carro, com a cabeça de Greg Moore indo direto na proteção!
Greg Moore morreu, fora da pista e foi levado ao hospital!
A corrida ainda estava em andamento e seguiu até o final, mas a melancolia tomou conta de todos!
Bandeiras a meio pau e comemorações extremamente tímidas de Adrian Fernández, o vitorioso, e Juan Pablo Montoya, o campeão!
Gregory William Moore, nascido em New Westminster no dia 22 de abril de 1975, faleceu no dia 31 de outubro de 1999, ele tinha 24 anos!
“Quando sinto que tenho de arriscar, não penso nas consequências”, costumava dizer Greg Moore!
Foto: IMS Museum

Deixe um comentário