Por Luiz Morelo!

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, tem parte de sua história ligada ao Palmeiras!
Foi o clube paulista, que vestindo o uniforme da seleção brasileira, marcou as comemorações de inauguração do estádio em 1965!
No dia 7 de setembro de 1965, pela primeira vez no cenário do futebol nacional, uma equipe foi convidada para compor toda a delegação do Brasil!
Entre comissão técnica, titulares e reservas, a Primeira Academia, na época campeã do Torneio Rio-São Paulo em 1965, vestiu a Amarelinha e goleou a Seleção do Uruguai por 3 a 0, com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano!
Em campo o Palmeiras impôs seu jogo desde os primeiros minutos e superou a consistente defesa celeste e teve em Ademir da Guia, Julinho e Rinaldo os grandes nomes da partida!
A equipe que entrou em campo foi: Valdir de Moraes (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar Carabina (Procópio) e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Ademir da Guia; Julinho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera) e Rinaldo (Dario)!
O técnico foi o argentino Filpo Núñez, que se tornou o segundo estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira, o primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, em 1925!
A taça, entregue ao fim do jogo, ficou por mais de duas décadas em exposição no Museu do Mineirão, ou seja, sem a tutela do Palmeiras!
A Direção do Alviverde foi avisado apenas duas décadas mais tarde, e, desde 1988, está exposta na Sala de Troféus palmeirense!
E na final do Brasileirão de 2023, essa relação ganhou mais um capítulo honroso para o Alviverde paulista!
Ao sacramentar o título brasileiro o Palmeiras faturou o primeiro troféu oficial no local e na cidade de Belo Horizonte!
“Os mais jovens precisam sempre saber disso e ter orgulho desse jogo, o Palmeiras um dia foi Brasil e isso ninguém vai apagar!”
Ademir da Guia!
Foto: Reprodução/Acervo/ Palmeiras