Briosa demonstra sua força e retorno a elite do futebol paulista

O time do litoral paulista, comandado pelo técnico Sergio Guedes entrou neste sábado (14) para o cenário dos times campeões do futebol paulista. Na final da Copa Paulista, a Portuguesa Santista venceu o São José pelo placar de 1×0 e no jogo da volta em São José dos Campos, a Briosa como é conhecido o time santista empatou a partida (2×2) nos acréscimos do jogo – aos 47, com uma bola que sobrou na área após uma cobrança de falta, com um gol do Jean Henrique – camisa 5, com o empate em São Jose dos Campos, a Briosa sagrou-se campeã da Copa Paulista 2023.

Foto: Douglas Teixeira / Agência Briosa

Os gols da final decisiva foram marcados por Franco(camisa 8) – Portuguesa Santista, Rafael Tanque (camisa 9) – São José, dois gols e Jean Henrique (camisa 5) – Portuguesa Santista.

Foto: Douglas Teixeira / Agência Briosa

Com o título a #Briosa faturou R$ 250 mil reais em premiação e a possibilidade de disputar a #SerieD ou a Copa do Brasil, o clube vencedor tem o direito a escolha da competição nacional e o vice fica com a outra vaga. Conforme apuração do site GE, a direção da Portuguesa Santista escolheu a Copa do Brasil – A reportagem apurou que, momentos antes da da entrega do troféu da #CopaPaulista o presidente da Portuguesa Santista, Sérgio Schlicht, conversou com o presidente da Federação Paulista de Futebol optando pela Copa do Brasil, em breve será oficializado a decisão.

Foto: Douglas Teixeira / Agência Briosa

Fundada desde 1917, o clube centenário santista já demonstrou muita força no futebol paulista, chegando inclusive a uma semifinal do campeonato Paulista em 2003 contra o São Paulo, no ano seguinte chegou as quartas de final, eliminada pelo Palmeiras. No mesmo ano, disputou pela primeira vez a Copa do Brasil. Acabou caindo ainda na primeira fase para o 15 de Novembro, do então novato treinador Mano Menezes, entre outros jogos marcantes e grandes decisões. (publicação GE).

Mas infelizmente nos quase vinte anos seguintes a Briosa foi perdendo parte do seu brilho no futebol estadual – chegando a cair para a divisão que é considerada a quarta divisão do estadual do futebol paulista, incluindo acúmulos de rebaixamentos em competições nacionais. Com crises financeiras e pouco resultado na administração e direção do clube, a Portuguesa Santista se afastou bastante da elite do futebol estadual.

Reconstrução

Na reportagem ao GE, o presidente Schlicht explicou, o processo de retomada da Portuguesa Santista passou pela parte financeira. O objetivo era sanar os débitos, inclusive trabalhistas, para que o clube tivesse condições de construir bons elencos.

Foto: TV Briosa

“Não é um processo fácil. Infelizmente, tivemos algumas gestões que acabaram complicando a situação financeira do clube. Desde quando o Emerson (Coelho), hoje vice-presidente, era o presidente, o clube passou a sanar algumas dívidas. Agora, temos conseguido praticamente equalizá-las. Hoje não temos ações de grande porte tramitando, sem ações trabalhistas. Isso faz com que a gente tenha uma facilidade para administrar de uma maneira mais tranquila”, explicou Schlicht.

Atualmente, o clube é comandado pelo presidente Sérgio Schlicht e o vice Emerson Coelho, que já comandou a #PortuguesaSantista entre 2017 e 2019 e acumula a função de diretor de futebol. A dupla se orgulha de “vir do alambrado“. Com raízes dentro da entidade, eles assumiram a Briosa em um período politicamente delicado, quando a antiga diretoria quase levou o clube para Praia Grande.

Deixe um comentário