Aposta ou certeza?

Por Ivan Marconato

É tradição entre os dirigentes do São Paulo Futebol Clube, apostar em contratações de jogadores veteranos, que passaram pelo auge da carreira como futebolista. Foi assim com Dino Sani, Zizinho, Gérson, Paulo Roberto Falcão e o ídolo são paulino, Raí, que depois de brilhar no próprio São Paulo e no Paris Saint German, voltou ao Tricolor do Morumbi para encerrar a carreira.

Em 2023, o cenário se repete. E novamente um jogador de meio-campo, camisa dez, clássico. Um meia talentoso, jogador tão em falta no futebol brasileiro. Trata-se do colombiano James Rodriguez, de 32 anos, que foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, marcando um dos gols mais bonitos daquele mundial.
Entretanto, embora o talento do meia colombiano seja indiscutível, sua performance nos últimos clubes em que atuou, não tem sido das mais satisfatórias. Só para que o leitor tenha uma noção, o Olympiacos da Grécia anunciou a contratação do meia colombiano após uma temporada no Al-Rayyan, do Catar.

Contratado a custo zero, o contrato de James Rodríguez terminou em junho deste ano, e por conta do término, ele chega também a custo zero ao São Paulo. No Olympiacos, por exemplo, James teve uma passagem discreta. Foram apenas 23 jogos, cinco gols marcados, com seis assistências.
James foi revelado pelo Envigado, da Colômbia e se transferiu para o Banfield, da Argentina, onde se destacou e foi vendido ao Porto. Após três temporadas em Portugal, foi para o Monaco. Após destaque na França e na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, onde marcou o gol vencedor do Prêmio Puskas, se transferiu para o Real Madrid. Lá, conquistou, entre outros títulos, duas vezes a Champions League. O atleta também teve passagens recentes por Bayern de Munique e Everton, da Inglaterra, sem muito destaque.

Será que James Rodriguéz, que agora chega ao São Paulo, é o mesmo da Copa de 2014, ou o das últimas temporadas nos clubes europeus? Evidentemente que a prática de futebol, ao adquirida é como se andar de bicicleta, ou seja, não se esquece. Entretanto, cabe encomendar cautela e cuidado com relação ao atleta. É melhor que o torcedor do São Paulo não se empolgue em excesso, afinal de contas não é certeza que a aposta tricolor na contratação do colombiano se confirme dentro de campo. A ver!

Deixe um comentário