Por Arthur Dafs
Através do Portal Terra – O Corinthians lamenta e considera inaceitável a violência sofrida por nossos atletas e comissão técnica nesta quarta-feira (13), na Vila Belmiro, após o fim da partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2022. Bombas, invasão de campo e agressão aos nossos jogadores tornaram perigosa a saída de campo, que foi dominada por um clima extremamente hostil.

Reprodução – Twitter
Só um detalhe, essa notícia não é dessa quarta (21) de junho de 2023, e sim fato semelhante ocorreu em 14 de julho de 2022 – há aproximadamente um ano e nesta ocasião até o goleiro do Corinthians Cássio foi agredido por um torcedor-vândalo que invadiu o campo da Vila Belmiro.
Nesta quarta (21) vândalos da arquibancada lançaram rojões e diversos outros objetos no campo ao fim da derrota santista diante do mesmo Corinthians pelo Brasileirão. O clube santista enfrenta há meses diversas adversidades tanto em campo como extra campo – como pendencias financeiras e resultados inexpressivos nos torneios desde 2021. Porém, não se justifica tamanha violência aplicada por tais vândalos, e ainda registrado novamente uma nova tentativa de invasão de campo.
Por ora aguardaremos quais serão as punições aplicadas pela CBF e demais autoridades judiciais em relação a toda violência presente no e ao redor do estádio. Inclusive com jogadores como o Soteldo sendo escoltado quando se encaminhava ao vestiário pós encerramento adiantado da partida aos 42 minutos da segunda etapa pelo árbitro Leandro Vuaden.
Possíveis punições (informações do Goal)
A pena financeira prevista pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Perda de mando de campo: Ainda segundo o artigo 213 do CBJD, Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.